top of page

Recife e Olinda

Recife

 

SOBRE: Recife é a capital do Maracatu e sede de uma das maiores festas de Carnaval do mundo. De fato, o Galo da Madrugada é o maior bloco de carnaval registrado no Guinness, com mais de 1,5 milhões de foliões (maior que a população da cidade).

 

Depois de uma longa viagem de madrugada, por fim chegamos a Recife, que apesar do trânsito, é uma cidade bem conectada por metrô e ônibus integrados e facilmente chegamos a casa de nosso primeiro anfitrião, o Bruno, que nos deu dicas bacanas de como aproveitar a cidade.

Recife também foi o culpado de um desvio de rota uma semana depois, quando resolvemos voltar e desfrutar do mega carnaval local.

 

INCRÍVEL FATO: ter conseguido hospedagem de CouchSurfing em Recife durante o Carnaval, não é fácil, a final é um dos melhores (se não o melhor) para curtir a folia. Gratidão Luciano!

 

DICAS econômicas e de sobrevivência: 

- Tire suas dúvidas e pegue um mapa com a simpática atendente do Centro de Informação Turística da Rodoviária

- Apesar do metrô não levar a todos os lugares, ele é o mais barato que já vimos (R$1,60) e várias estações são integradas aos ônibus, ou seja, você não paga mais.

- Visite o Centro de Artesanato Pernambucano, a pesar dos preços não serem populares, vale o passeio ao Marco Zero

- Tenha cuidado, as praias de Recife, como Boa Viagem, tiveram ataques recentes de tubarão.

- Vá ao Terminal Santa Rita e pegue um ônibus para Porto de Galinhas, há duas linhas: convencional (+ barata) e opcional (com ar de condicionado)

- Porto de Galinhas é lindo, leve uma máscara de mergulho e se puder, fique por lá mais de um dia- Visite Olinda

- Existem diversos pólos de Carnaval em Recife, geralmente menos lotados que o pólo sede no Marco Zero, porém com atrações super boas e famosas

 

 

Olinda

 

SOBRE: Primeira capital do estado de Pernambuco (por conta do porto, passou a ser Recife), Olinda é um encanto, tanto que é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

 

Olinda é perfeita para quem busca um passeio tranquilo e bonito, a pesar das ladeiras, é super agradável caminhar pelas pacíficas ruas do centro histórico.

Porém, no Carnaval, a cidade ganha outra cara, totalmente diferente e foliona, ganhando mais cores ainda e, claro, muitíssima mais gente. Sem comparação com a tranquilidade de antes, mas igualmente recomendada.

 

INCRÍVEL FATO: O Carnaval de Olinda é um dos maiores e melhores Carnavais do Brasil e do mundo. Sentir toda a atmosfera de alegria contagiante, o som do batuque que vibra os corações, as cores, as pessoas felizes e fantasiadas... sem palavras.

 

DICAS econômicas e de sobrevivência: 

- Veja os bonecões foliões pelas ruas ou em algum centro turístico

- Procure por demonstrações de frevos. Nas lojas de artesanato do Alto da Sé tem.

- Azulejos históricos no Convento de São Francisco

- Vista de Olinda e Recife do Alto da Sé

- Os ônibus que conectam Recife a Olinda no carnaval param bem longe da folia, siga a multidão e pegue os ônibus de volta a Recife na parada que está atravessando por baixo do viaduto

 

 

bottom of page